Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

Os Reinos Iorubas
·         Civilização
Vindos do norte da África, os Iorubas se desenvolveram ao sudeste da Nigéria, com  Comunidades em Benin e Togo, Aproximadamente entre os séculos IX e X. Era Formado por povos diferentes e independentes entre si, mas, que tinham um grupo Lingüístico em comum.
Responsável pelo maior grupo Étnico - lingüístico da África ocidental ainda hoje é Composto por cerca de 30 milhões de pessoas que correspondem a 21% da população Da Nigéria; seu idioma o “Iorubas” está dentro de um sistema cultural-Lingüística, Usado por outros 30 milhões de falantes em toda África.





·         Estrutura Social
As sociedades Iorubas eram divididas em camadas organizadas quanto à função de Cada pessoa. Os cargos mais importantes (nas áreas ligadas á politica, religião e Economia) Eram ocupados por homens. As mulheres se dedicavam geralmente á agricultura e ao trabalho doméstico.
1.     




                                                                                                                  
















              2
Imagem 2 retirada do site: : http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Ox%C3%B3ssi
·         Principais cidades
As principais cidades do reino ioruba eram Ibadan, Lagos, Akure, Ifé, Benin entre outras.



                                O Palácio de Oba, na cidade de Benin, antiga capital do reino Ioruba.
·        Arte
Os reinos Iorubas de Ifé e Benin são reconhecidos por suas esculturas em bronze, terracota e Cerâmica.  Em Ifé, por exemplo, grande parte dessas esculturas eram representações de Cabeças de governantes e nobres.  

       Religião 
Segundo a antiga tradição, a cidade foi fundada por ododuwa, o grande ancestral de toda essa Etnia, sendo para alguns. Filho do próprio olodumaré o Deus supremo e distante  do mundo  Dos seres humanos. Por isso existia os oixás que são entidades divinas que representantes de olorum na terra. Ali seria o berço de todos os povos e reinos descendentes do Deus rei Fundador da cidade sagrada.
A Maioria dos iorubas são cristões, Além das religiões nativas a que elas são adeptos e do islamismo que inclui aproximadamente ¼ da população.
·         Influência Religiosa no Brasil  
Os escravos negros que chegaram da África parte vieram do reino ioruba Principalmente para os estados do Rio de Janeiro e Bahia. Onde difundirá sua Religião nativa o Candomblé criando terreiros e assim mantenho seu povo Unido na luta contra a escravidão que sofriam aqui no Brasil.  
Até os dias atuais às influencias religiosas dos povos nativos do reino ioruba são Muito influentes no Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário